Citações

Aqui deixamos algumas referências e menções, mais ou menos famosas, sobre lendas, histórias, mitos, contos e outras narrativas!
Enviem-nos mais sugestões!
Citações sobre Contos, Contos de Fadas, Contos Tradicionais e Contos Infantis

“O primeiro contacto da criança com um texto é feito, em geral, oralmente. É pela voz da mãe e do pai, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas tendo a gente como personagem, narrativas de quando eles eram crianças e tanta, tanta coisa mais… Contadas durante o dia, numa tarde de chuva ou à noite, antes de dormir, preparando para o sono gostoso e reparador, embalado por uma voz amada… É poder rir, sorrir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de gozação.”

Abramovich, 2003

“A hora do conto é um momento especial para a criança. Nesse momento, ela aprende a ouvir, a esperar a vez de falar, a imaginar, fantasiar e criar a partir das imagens visíveis do texto.”

Knüppe, 2002 *

“Se pensar nos benefícios que contar histórias pode trazer às crianças, mais sensibilizado ficará para arranjar um tempo comum para o efeito”.

Ana Maria Rocha [Psicóloga Educacional]

“Quando lia contos de fadas, eu imaginava que aquelas coisas nunca aconteciam, e agora cá estou no meio de uma! Deveria haver um livro escrito sobre mim, ah isso deveria! E quando for grande, vou escrever um…”.

Lewis Carroll in Alice no País das Maravilhas

“Quando lemos um conto de fadas somos atingidos por uma áurea de fantasia que nos transporta para um mundo de imaginação, envolto em uma névoa que embora indescritível é suficiente para justificar um ambiente onde tudo é possível, não necessitando de muita explicação.”

Dohme, 2003 *

Enviar sugestão!

Citações sobre Fábulas

“As fábulas trabalham com a parte racional das crianças, e por esta razão são adequada a uma faixa etária maior. Segundo Piaget a partir dos sete anos é que a criança alcançará o estágio operatório completo onde ela terá a inteligência operatória concreta, sendo capaz de realizar uma ação interiorizada, executada em pensamento, reversível, pois admite a possibilidade de uma inversão e coordenação com outras ações, também interiorizadas. Necessita de material concreto, para realizar essas operações, mas já está apta a considerar o ponto de vista do outro, sendo que está saindo do egocentrismo.
Assim ela consegue fazer analogia entre causas e efeitos. As fábulas irão trazer a ela exemplos de fatos, características de personalidades e tipos de relacionamentos que vão levar a consequências.”

Dohme, 2003 *

Enviar sugestão!

Citações sobre Histórias e Histórias Infantis

“Se quiseres falar ao coração de um homem, conta uma história. Dessas em que não faltam animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim, suave e docemente que se despertam consciências”.

Jean de La Fontaine

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”

José Saramago

Enviar sugestão!

Citações sobre Lendas

“A palavra lenda provém do baixo latim legenda, que significa “o que deve ser lido”. No princípio, as lendas constituíam uma compilação da vida dos santos […] eram lidas nos refeitórios dos conventos […].”

Bayard, 2002 *

“Contos, Mitos e Lendas […] contributo muito válido no sentido da revisitação da nossa identidade, expressando-se esta pelo sentimento de pertença que cada um de nós desenvolve em relação à comunidade de origem”.

Lopes, Marcelo in prefácio de Moura Duarte, 1996 *

Enviar sugestão!

Citações sobre Livros

“O livro é aquele brinquedo que, por incrível que pareça, entre um mistério e um segredo põe ideias na cabeça”

.

Maria Dinorah

Enviar sugestão!

Citações sobre MitosEnviar sugestão!

* Consulte a página Bibliografia para saber mais sobre estas referências.

Featured Box Wordpress Plugin developed by YD